CIRCUITO AMPARO DE TURISMO RURAL - ROTEIRO DE LAZER EM NOVA FRIBURGO
Amparo, distrito agrícola de Nova Friburgo. Seu circuito turístico rural oferece natureza, produtos dos sitiantes como cachaça, goiabada e uma gastronomia variada.

Se existe um distrito de Nova Friburgo que parou no tempo, este lugar é Amparo. E isto é usado como uma oportunidade de negócio. O centro do lugarejo desfila uma sequência de casas antigas, onde alguns moradores se penduram nas janelas, mantendo vivo o velho costume de observar a vida que passa e saber das novidades. Iniciado em 2015 pela Associação Comercial, Industrial e Agrícola, em parceria com o Sebrae, o Circuito Amparo de Turismo Rural consagrou-se como o melhor destino do gênero no município. O circuito oferece um contato com a natureza e a oportunidade de adquirir produtos locais, como cachaça, licores, goiabada, rapadura, artesanato, além de uma gastronomia nacional e internacional.





Na produção do documentário para a TV Zoom sobre o circuito turístico de Amparo, visitei o “Sítio das Perobas”, onde Renan Dias Folly dedica-se à produção da cachaça “Atrás da Pedra”, demonstrando todo o processo de fabricação desta bebida tão nacional. No sítio de Ígor Thurler, registrei a produção da goiabada “Pé De Quê”, um empreendimento que dá prosseguimento a um negócio familiar. Alguns moradores guardam consigo antigas tradições, como o lavrador aposentado Vanderley Schuenck, que cria porcos da raça Pirapitinga; Miriam Schuenck, que habita uma casa do século 19 cujo quintal é uma verdadeira viagem no tempo; e a produção de rapadura no “Sítio da Saudade”, pelo senhor Antônio Schuenck. O “Sítio Maravilha” é outra preciosidade do roteiro, onde Cláudia Damasceno produz goiabada feita no tradicional tacho de cobre, vendida diretamente no local. Para saborear uma gastronomia tipicamente nacional, há o restaurante “Fogão a Lenha”, de Érico Gripp; ou o “Auberge Suisse”, do suíço Urs Ammann, para os que buscam uma culinária gourmet.






O distrito é caracterizado pelo povoamento de colonos alemães, suíços e portugueses. Dos alemães, descendem famílias como Gripp, Schuenck, Schuabb, Hermsdorff, Heckert, Emerick, Schumacker e Heller; dos suíços, os Sanglard, Frossard, Folly, Lamblet, Lugon, Bussinger e Thurler; e de origem portuguesa, as famílias Alves da Costa, Toledo, Monteiro e Pereira. No passado, seus morros eram cobertos por arbustos de café e uma agricultura diversificada, com a produção de frutas, legumes e flores de corte. Atualmente planta-se tomate, repolho, pepino, goiaba, vagem, inhame e morango. Foi em Amparo que se fez a primeira experiência de cultivo de lúpulo em Nova Friburgo, iniciada em 2016 por Paulo Celles Cordeiro, que hoje culmina na anual Festa da Flor do Lúpulo.






Através de dois episódios, disponíveis nos links abaixo, é possível conhecer a notável receptividade dos moradores do Circuito Amparo de Turismo Rural, que tem como embaixador honorário Waltair Mayer. Antes mesmo que o circuito estivesse sob a tutela de duas associações profissionais, era Waltair quem, com perseverança, incentivava os sitiantes locais a abrir suas propriedades e acolher os turistas que buscam um passeio por um lugarejo pacato e repleto de tradição. Informações @circuitoamparooficial



PARTE I
PARTE II