PRESENÇA INDÍGENA EM NOVA FRIBURGO - O CASO DAS PEDRAS POLIDAS

Distrito de Nova Friburgo, a 910m de altitude, é o maior produtor agrícola do município. Foram localizadas neste distrito pedras polidas, possivelmente de indígenas, que sugere potencial sítio arqueológico, a ser investigado.

PRESENÇA INDÍGENA EM NOVA FRIBURGO - O CASO DAS PEDRAS POLIDAS

Região mais alta do munícipio de Nova Friburgo, com 910m de altitude, em 1924 a promulgação da lei nº 1.809 elevou as terras frias, como era conhecida, à categoria de terceiro distrito. Por ser parada e rancho de tropeiros, o distrito teve o seu nome alterado. Em 1939, de Terras Frias passa a ser denominado de Campo do Coelho, perdendo o charmoso nome original. A nova designação, segundo a memória oral, deve-se possivelmente à notoriedade de um rancho de tropeiros de propriedade de um indivíduo de sobrenome Coelho.

Distrito do Campo do Coelho, ao fundo os três picos.

O distrito de Campo do Coelho é responsável pela maior parte da produção agrícola do município, sustentada por propriedades da agricultura familiar que cultivam uma diversidade de hortaliças e legumes, como alface, couve, salsinha, cebolinha, couve-flor, chuchu, berinjela, jiló, pimentão, abobrinha, tomate, brócolis etc. O distrito, que dá nome à localidade de Campo do Coelho, possui ainda paragens como Três Picos, Patrocínio, Salinas, Baixada de Salinas, Barracão dos Mendes, Floresta Mendes, Conquista, São Lourenço, Centenário, Córrego D’Antas, Santa Cruz, Rio Grande, Cardinot, Florândia, Santana, Hotz, Três Cachoeiras, Pilões, Santa Cruz e Campestre.

Há alguns anos, estive em Salinas gravando um documentário com Almir Tardin da Silva, produtor rural que cultiva brócolis em seu sítio. Almir, que outrora mantinha um bar — hoje praticamente desativado devido a problemas pessoais —, guarda em seu estabelecimento comercial um valioso acervo de objetos antigos, doados por amigos ao longo dos anos. Dentre todos, chamaram-me particularmente a atenção inúmeras pedras polidas, que atribuo a origens indígenas. Segundo Almir, foram todas localizadas no próprio distrito.

Almir Tardin é o guardião das pedras polidas. Acervo pessoal

No primeiro encontro, não aprofundei com Almir a questão destas pedras polidas, pois minha pauta era outra. Desejando retomar a investigação das ditas pedras, no sábado, dia 27 de outubro, fui à sua propriedade, mas ele não se encontrava. Contudo, tenho a intenção de retornar, pois, mapeando os locais exatos onde tais pedras foram encontradas, podemos oficializar o distrito como área de ocorrência arqueológica junto a IAB e, quem sabe no futuro uma possível escavação.

Pedras polidas possivelmente usadas por indígenas. Acervo pessoal