SOS CLUBE DE XADREZ

Fundado em 1927, o Clube de Xadrez de Nova Friburgo teve seu complexo tombado em 2009. Em 2024, um decreto retirou, sem justificativa, a proteção do "edifício secundário". A falta de transparência no destombamento gerou indignação e deu origem ao movimento SOS CLUBE XADREZ.

SOS CLUBE DE XADREZ

Um episódio que chocou a cidade foi a demolição de parte do Clube de Xadrez. A sua construção do complexo foi iniciada em 1945 e a associação dos enxadristas de Nova Friburgo, remonta ao ano de 1927. A lei 3.794, de 25 de novembro de 2009, complementada pelo decreto 268, de 26 de dezembro de 2012 realizou o tombamento provisório do prédio deste clube, juntamente com inúmeros outros imóveis, no sentido de proteger o patrimônio histórico-cultural do município.

Posteriormente, o decreto 3094 de 05 de setembro de 2024 transformou o tombamento provisório em definitivo na quase totalidade dos imóveis enumerados no decreto 268, retirando, contudo, sem justificativa, o gravame de tombamento de alguns deles. Parte do Clube de Xadrez, denominado de “edifício secundário” foi um destes imóveis objeto de destombamento.

A iniciativa de tirar o gravame do “edifício secundário” causou estranheza, já que o reconhecimento de seu valor histórico-cultural não pode ser fracionado. Neste sentido, surgiu o movimento SOS CLUBE XADREZ, fruto da indignação da sociedade friburguense pela condução que a Fundação D. João VI vem realizando no trato do patrimônio histórico-cultural do município. Segundo os membros do movimento, a Fundação D. João VI não apresentou transparência na votação realizada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural que retirou o gravame de parte do Clube de Xadrez, bem como de outros imóveis, que foram destombados.

No entanto, o movimento não logrou êxito no campo judicial, e a justiça reconheceu que o destombamento dos imóveis seguiu todas as normas da legalidade. Com isto, Nova Friburgo deixa de figurar, na história da arquitetura do país, de possuir um complexo em estilo mourisco, que foi moda durante algumas décadas.

O Xadrezinho, o que restou de todo o complexo.